Páginas

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

MENTRUZ PARA BRONQUITE







Uma erva miudinha,conhecida principalmente por dois nomes:mentruz e mastruço.Que serve desde remédio para bronquite ou sinusite até para machucaduras e vermes,dependendo da maneira como se use.Se for macetado e embrulhado num pano bem limpo,o mentruz deve ser apertado contra os lugares machucados,em compressa.
   Se for apenas amassado e aplicado na fronte,ele cura a sinusite.Para as moléstias dos rins e do estômago,o mentruz deve ser usado de duas maneiras:chá ou salada.Funciona muito bemncomo diurética e protetor das paredes do estômago.O seu suco extraido poe espremeção ou batido no liquidificador é ótimo vermicida e desintoxicante.Com o mentruz se pode preparar um excelente xarope para bronquite;basta espremer a erva e deixá-la curtir numa calda de açucar queimado.
O mentruz picado batido com leite, na proporção de um copo para dois, respectivamente, age como fortificante dos pulmões, vermífugo e combate a gripe, desde que seja tomado um copo durante três dias, no máximo.
Mas atenção: se você possui quaisquer desses problemas, é preciso contatar um especialista para se medicar. Somente com indicação e autorização médicas, esta erva pode ser utilizada, justamente pelo fato de, em quantidades maiores que a necessária, ela é tóxica e pode até mesmo causar a morte. Não se esqueça de que saúde é um assunto muito sério, consulte seu médico, avalie suas opções com toda cautela possível, retire toda e qualquer dúvida concernente ao assunto e tome sua decisão avaliada em hipóteses realistas.

Ingredientes para o chá de mentruz para bronquite:


• 2 colheres (sopa) de mentruz (erva-de-santa-maria)
• 1 litro de água 

Modo de preparo:Leve a água com a erva ao fogo até levantar fervura. Tampe e deixe abafar por cerca de 10 minutos. Coe e tome de 2 a 3 xícaras (chá) por dia.
Obs: Por ser uma planta tóxica, use apenas com indicação e supervisão médica. Doses maiores que as indicadas ou tratamentos prolongados podem causar sérias complicações e até a morte.


Deve ser evitada por gestantes, mulheres em fase de amamentação, crianças até 3 anos, pacientes debilitados ou com enfermidades hepáticas, auditivas e renais.
O uso interno deve ser feito apenas sob prescrição e supervisão médica.
Em altas doses é extremamente tóxica, podendo causar a morte.
Utilizar apenas as doses indicadas, pois doses um pouco elevadas podem causar hemorragias.

O óleo essencial da planta pode causar náuseas, vômitos, depressão do sistema nervoso, lesões hepáticas e renais, surdez, transtornos visuais, problemas cardíacos e respiratórios.
Pode produzir efeitos tóxicos por acumulação.

4 comentários:

  1. Tb conheço mentruz com folhas muito fininhas e delicadas parecidas com as da cenoura. E conheço erva de santa maria, tb diferente do mentruz, mais parecida com a planta da foto, e que sempre uso para espantar insetos dentro e fora de casa.

    ResponderExcluir
  2. Tb conheço mentruz com folhas muito fininhas e delicadas parecidas com as da cenoura. E conheço erva de santa maria, tb diferente do mentruz, mais parecida com a planta da foto, e que sempre uso para espantar insetos dentro e fora de casa.

    ResponderExcluir
  3. meu filho está com uma tosse alérgica há mais de uma semana e tenho o extrato de mentruz e quero saber como usar e a qual médico devo levá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom e estou usando para quebraduras,luxacoes....uso interno não sei

    ResponderExcluir