Páginas

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

JACA(AJUDA NA DENTIÇÃO INFANTIL)


A fruta ovalada tem a casca grosa, áspera e amarelada, quando madura. Têm no seu interior vários gomos que contém um caroço coberto por polpa cremosa e aromática. As variedades mais cultivadas da jaqueira são: jaca-dura (com frutos grandes de até 40 kg, e bagos de consistência rígida); jaca-mole (frutos menores, bagas doces com consistência mole) e jaca-manteiga (com bagos adocicados e de consistência intermediária). São bastante comuns no Rio de Janeiro.

É rica em proteínas, fibras, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A e B1. Por possuir um alto teor de cálcio essa fruta é indicada, principalmente, na alimentação de crianças, por ajudar na formação de ossos e dentes. A polpa consumida in natura possui boas quantidades de proteína e vitaminas, processadas compõem doces, compotas, polpas congeladas, refrescos e licor. As sementes são ricas em amido, podem ser consumidas assadas e moídas, e produzem farinha utilizada em doces e biscoitos. Segundo a crença popular pode ser usada para combater a retenção de líquidos, febre e excesso de ácido úrico.
Quanto à culinária, a Jaca pode ser servida na forma de doce caseiro, seja na preparação de geléia, tortas, bolos ou outras preciosidades; pode também ser levada de acompanhamento à uma refeição principal (para isso recomenda-se apenas dar uma cozidinha básica na fruta e temperá-la ao seu prazer), ou então, você poderá aproveita-la in natura mesmo e apreciar o fruto assim como a natureza o ofereceu.
Ah, vale lembrar também que a Jaca fica uma delícia em forma de suco, natural mesmo, com leite ou água e açúcar e/ou adoçante na quantidade de sua preferência. Para aproveitar a Jaca inteira, recomenda-se o uso das sementes para a criação de petiscos, para isso é só leva-las ao forno e dar uma temperadinha básica.
Só se tira a casca. Todo o resto é aproveitado: fibras, talos e embriões dos caroços.

Se tiver oportunidade, escolha jaquinhas do tamanho de um chuchu ou, no máximo, de um abacaxi. Muito pequenas, têm formação, gosto e consistência de talo.

Como se prepara: lave bem, corte em quatro e leve pra cozinhar em bastante água com um pouco de vinagre e sal. Quando ficar macia (após uns 30 minutos), escorra, descasque e corte a polpa em pedaços pequenos. Outra forma de preparar é cozinhar os frutos inteiros por cerca de 1 hora e só depois descascar. A polpa fica mais branquinha. Use como uma alcachofra em conserva em saladas, recheios para pastel, em molhos para massa. Ou adicione a ensopados com carne de frango ou porco.



Para deixá-la com cara de comida indiana, faça um refogado com cebolas, gengibre, cúrcuma, cardamomo, sementes de coentro, cominho e neem doce (folhas de curry), junte os cubos da jaca e leite de coco. Deixe ferver, corrija o tempero e sirva com arroz branco (basmati, de preferência).




Sobre a jaca madura


Verde, tanto faz. Mas, quando madura, é importante reconhecer os dois tipos principais de jaca: a dura, mais crocante e maior, e a mole, perfumadíssima, doce e um pouco ácida. Para fazer chutneys e pratos de carne, os gomos mais firmes são ideais. Na jaca mole, é tão grande a quantidade de frutose e glicose quando está madura, que ela não endurece ao congelar, quase como um sorvete. Aliás, faça assim nos dias de calor: espalhe os gomos numa bandeja e leve ao freezer por cerca de três horas. Coma neste ponto ou passe os gomos para um recipiente que feche bem e conserve no freezer para uma emergência.

Aproveitando os caroços da jaca madura
Para tirar as sementes da jaca dura, basta fazer um talho no gomo e pressiona-lo; na jaca mole, aperte com um garfo e as sementes escorregam facilmente. Lave bem e cozinhe em água e sal. Com uma faquinha, retire a película translúcida e dura e estará pronta para comer como aperitivo ou um legume qualquer. Por exemplo, doure na manteiga com alecrim ou use como se fossem batatas, inclusive para fazer purês. Podem também ser usadas para fazer curries.

Sem grude
Aquela seiva chicletenta presente nas jacas verdes e maduras é lipossolúvel e não vai ser problema se você untar com óleo mãos e facas. Tirando isso, é aproveitar, que jaca temos de sobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário