Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

MELISSA(CALMANTE E COLICAS ABDOMINAIS)


A melissa (Melissa officinalis) é uma espécie aromática de origem europeia e largo emprego medicinal nos quatro cantos do planeta. Ela se espalhou pelo mundo devido principalmente a suas qualidades funcionais. Suas propriedades fitoterápicas são conhecidas desde a Grécia Antiga, onde era cultivada em praças e jardins privados – entre outras coisas, os gregos atribuíam a ela a capacidade de fortalecer o coração e o cérebro. No Brasil, a melissa é afamada como antiespasmódico e calmante – a infusão do chá de suas folhas ajuda a conciliar o sono, reduzir a ansiedade e a tensão nervosa.
No entanto, a população também a usa para aliviar gases, cólicas e enxaquecas. Na culinária, seu sabor é apreciado no preparo de pratos doces, como sorvetes, e de temperos para receitas com aves e frutos do mar. Por ser usada tanto como alimento quanto produto medicinal, a melissa conta com uma boa demanda no mercado varejista. De porte arbustivo, com altura que pode chegar a 80 centímetros, a melissa possui folhas grandes e ovais, com bordas picotadas, de cor verde intensa na parte superior e verde-claro na inferior. É toda recoberta por uma lanugem, e suas folhas se apresentam no formato de um cálice tuboso.
Este chá de melissa ou chá de erva cidreira (nomes populares para a planta Melissa officinalis) muito conhecido pelas propriedades de atuar em casos de cólicas abdominais. O que muitos talvez não saibam é que o chá de melissa também é bom para ansiedade e funciona como um calmante suave.USO ADULTO.

Você vai precisar de:

  • 2 a 4g (uma a duas colheres de sobremesa) das sumidades floridas da melissa
  • 150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

O modo de preparo é uma infusão comum. Ferve-se a água e desliga-se o fogo. Logo em seguida, acrescenta-se as sumidades floridas da melissa e deixa-se abafado por alguns minutos.

Posologia

Utilizar uma xícara do chá de melissa de duas a três vezes ao dia.

Precauções

  • Deve ser evitado em casos de hipotiroidismo (redução da função da tireoide)
  • e em casos de pressão baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário