Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PITANGA TEM AÇÃO CALMANTE



Gente o suco de qualquer fruta é muito bom,saudável e vale a pena,o da pitanga é muito gostoso e eu recomendo.
A pitanga, espécie nativa da Mata Atlântica, tem em seu nome origem tupi-guarani – “pyrang” que significa “vermelha”. A fruta carnosa e aquosa, de cor vermelha (mais comum), amarela ou preta, tem sabor agridoce e já era apreciada pelos indígenas, bem como pelos primeiros colonizadores do Brasil.
Pertencente a família botânica das Myrtaceae, a pitanga (Eugenia uniflora L.) é uma das mais importantes frutas nativas da Mata Atlântica com grandes potencialidades para o cultivo comercial. De seus frutos, que contém vitaminas A, C, do complexo B, cálcio, ferro e fósforo, além do consumo in natura, podem ser obtidos sucos, sorvetes, geléias, doces, licores e vinhos. Além desses usos, mais comuns, algumas indústrias de cosméticos já têm utilizado seu extrato para a fabricação de sabonetes e shampoos.
As folhas da pitangueira contém o alcalóide denominado pitanguina (sucedâneo de quinino); bastante utilizada na medicina popular através de chás, indicada contra diarréias persistentes, contra afecções do fígado, em gargarejos nas infecções da garganta, contra reumatismos e gota. Tem ação calmante, antiinflamatória, diurética, combate a obesidade e também possui atividade antioxidante.
A pitanga, assim como outras dezenas de frutas nativas da Mata Atlântica, são pouco consumidas. Cabe salientar que as nossas espécies frutíferas nativas são incomparáveis quanto a sabor e teor de vitaminas.

O que folhas e fruta têm em comum são compostos voláteis, isto é, que se desprendem no ar — daí o perfume — , cujos efeitos foram comprovados contra uma série de males: podem combater a diarreia, aliviar a febre e as inflamações, diminuir os níveis de triglicérides e ainda baixar a pressão (outro estudo argentino realizado pela Universidade Nacional de La Plata provou que os compostos da pitangueira aceleram a eliminação de sais minerais, como o sódio, que alavancariam a pressão). Mas a questão é: tanto no combate à hipertensão quanto contra qualquer outro mal, tomar o chá sem nenhum critério pode ser perigoso. “O exagero leva à perda de grandes quantidades de potássio e isso pode afetar até a frequência cardíaca” alerta o farmacologista João Ernesto Carvalho, da Universidade Estadual de Campinas.
A descoberta da Faculdade de Zootecnia, no entanto, facilita a vida. “Em vez de beber o chá das folhas, tome o suco da fruta”, diz a cientista Alessandra Lopes, que coordenou o estudo dessa universidade. Mesmo que você não tenha em casa pitangas frescas para bater no liquidificador, a polpa congelada conserva os benefícios das substâncias perfumadas. Segundo a cientista, o bom é incluir um copo da bebida no cardápio diário.
Quer mais benefícios? Tem. O suco leva vantagem em relação ao chá até pela cor, resultante de um coquetel de antocianinas, flavonoides e carotenoides. Cada um dos integrantes desse trio tem fama de ser um excelente antioxidante, que combate os radicais livres, prevenindo contra câncer. A pitanga também tem o dobro de licopeno que o tomate – outra substância com valor reconhecido na prevenção de tumores. Que maravilha, né?


pudim
Pudim de pitanga: o gosto da fruta
Foto: Ormuzd Alves
Preparo: Rápido (até 30 minutos)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Pudim
Calorias: 173 por porção

Ingredientes:

.250 ml de suco de laranja
.500 g de polpa de pitanga
.1 lata de leite condensado
.1 envelope de gelatina em pó sem sabor
Calda:.1 colher (sobremesa) de amido de milho
.1/2 xícara (chá) de suco de laranja
.100 g de polpa de pitanga
.2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o suco de laranja, a polpa de pitanga, o leite condensado e a gelatina dissolvida de acordo com as instruções da embalagem, por um minuto. Despeje em uma forma de furo central de 22 cm de diâmetro, levemente untada com óleo. Leve o pudim à geladeira por no mínimo seis horas.
Calda:Em uma panela dissolva o amido de milho no suco de laranja. Misture a polpa de pitanga e o açúcar e leve ao fogo brando até a calda engrossar. Deixe esfriar e espalhe por cima do pudim desenformado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário