Páginas

sábado, 20 de outubro de 2012

LICHIA ,ALIMENTO ANTIOXIDANTE

Conheci essa frutinha quando  a muito tempo fui passear em uma outra cidade,na casa de uns amigos meus,achei atraente e depois que experimentei achei-a deliciosa.Docinha.Meus filhos ficaram com nojo,porque ela tem a casquinha firme e por dentro parece um tanto gosmenta,mas agora já adultos os que na época eram crianças eu não sei dizer se gostam,mas acredito que sim,pois comem até pedra se deixar,brincadeira!Mas vamos ao que interessa:
Rica em vitamina C (ácido ascórbico) a lichia pode ser considerada um alimento antioxidante, já que auxilia na prevenção das doenças cardiovasculares. Acredita-se que o ácido ascórbico atua na proteção contra a peroxidação lipídica e ainda parece ter influência sobre outros fatores relacionados ao risco cardiovascular, como integridade do tecido vascular, tônus vascular, metabolismo lipídico e pressão arterial. Pode ainda, interferir na elasticidade e integridade estrutural da matriz vascular, por ser um co-fator essencial na formação molecular do colágeno, além de apresentar efeito vasodilatador e anticoagulante (RIQUE et al., 2002). A vitamina C também pode auxiliar no tratamento do câncer por bloquear a ativação metabólica de carcinógenos. Supõe-se ainda que esta vitamina pode alterar a expressão de genes envolvidos na resposta inflamatória, apoptose e diferenciação celular, indiretamente por meio de alteração da expressão de alguns tipos de genes, modulando a ligação de alguns fatores de transcrição ao núcleo (CERQUEIRA et al., 2007).
Em termos de minerais, o potássio é o micronutriente predominante no fruto, e sua ingestão é de extrema importância uma vez que ele é um dos eletrólitos que participam do equilíbrio osmótico e do equilíbrio ácido-base do organismo, além de fazer parte da bomba de sódio e potássio, essencial para as trocas de substâncias através das nossas membranas celulares. O cálcio, fósforo e magnésio também estão presentes em quantidades significativas, sendo os dois primeiros essenciais à formação e manutenção da estrutura óssea, o cálcio importantíssimo na contração muscular, o fósforo indispensável à formação de DNA, RNA (constituintes do código genético) e ATP (principal forma de energia presente nas células), e o magnésio participante das reações de mais de 300 enzimas, entre outras importantes funções metabólicas (KRAUSE, 2002; SALOMÃO e col., 2006).
Curiosidade:
O pericarpo (casca) da lichia pesa em média 15% do peso da fruta e contem quantidades significantes de compostos fenólicos, antocianinas que são os principais polifenóis. As antocianinas desempenham uma função farmacológica importante contra varias doenças, como doenças cardiovasculares, câncer, inflamações e alergias. Alguns estudos indicam que o pericarpo da lichia é um potente “varredor” de radicais livres e possuem uma forte atividade antioxidante, o que sugere seu uso como uma fonte natural de antioxidante. (RUENROENGKLIN et al., 2008).
 
Receita de Flan de lichia do Globo Rural 
 
 FLAN DE LICHIA
Ingredientes
  • Para o flan:
  • 1 lata leite condensado
  • 1 lata creme de leite
  • 400 ml leite
  • 2 xícaras de chá polpa de lichia
  • 2 envelopes de gelatina sem sabor
  • Para a calda:
  • 1 xícara de chá de polpa de lichia
  • ½ xícara de chá de açúcar refinado
  • 1 colher de sopa de groselha
 
Modo de preparo
Primeiro, faça o flan
Coloque a polpa de lichia no liquidificador e bata até que vire um creme
Depois, acrescente o leite, o leite condensado e o creme de leite
Bata mais um pouco
Por fim, adicione a gelatina já hidratada
Bata mais um pouco para misturar bem
Tire a mistura do liquidificador e coloque em uma forma com um buraco no meio, untada com margarina sem sal
Leve para gelar por três horas.
Para preparar a calda, leve o açúcar e a lichia ao fogo
Mexa bem
A calda fica transparente e em ponto de calda
Cozinhe cerca de cinco minutos
Quando estiver no ponto, acrescente a groselha e mexa mais um pouco.
Então, é só jogar a calda por cima do doce e está pronto o flan de lichia.

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário