Páginas

domingo, 14 de outubro de 2012

BATATA ÓTIMA PARA CASOS DE DEPRESSÃO

Quem é que não gosta de batata frita,hein? Mas o ideal é come-la cozida. Vai falar isso pra criançada?O pure também, é muito gostoso.Vamos ao que interessa:
A batata é um tubérculo rico em carboidratos e pobre em gordura, composta por 80% de água. Possui um formato arredondado com casca fina de cor amarela ou avermelhada. É um legume originário dos Andes, de onde foi levado para a Europa e passou a fazer parte do hábito alimentar de diversos povos. A China atualmente é a maior produtora de batatas do mundo. Seu período de safra vai de janeiro a junho.

A batata apresenta em sua composição quantidades de triptofano e lítio, que atuam positivamente em casos de depressão (aumentando a sensação de prazer), e a quercetina, que é capaz de inibir o crescimento de tumores de mama. Por apresentar algumas toxinas, este tubérculo deve ser submetido à cocção para modificar o amido e neutralizar certas substâncias tóxicas, como a solanina e o ácido cianídrico. A batata também precisa do calor para amolecer e perder a piretrina, substância que pode causar náusea.
 A batata é um legume largamente utilizado por seu grande valor nutricional e sabor agradável. Possui grande quantidade de carboidratos e pouca proteína e lipídios.Contém também cálcio e vitamina A, C  e do complexo B. Porém, algumas vitaminas se perdem ao fritar ou cozinhar a batata pelo método convencional. Para conservar melhor seus nutrientes, as batatas devem ser cozidas com cascas e sem cortá-las, cobrindo-as com água até que estejam cozidas. Porém, o melhor aproveitamento das propriedades nutricionais da batata é a preparação no vapor. Na casca se encontra boa quantidade de fibras, mas quando utilizada deve-se higienizar bem o alimento.

Por ser rica em carboidrato (amido), não é recomendável consumir a batata junto com outras fontes de carboidratos, como o arroz, mandioca e o macarrão. Dê preferência por um desses alimentos em cada refeição, para não exceder o número de porções de carboidratos e o valor calórico diário.

Na culinária, a batata possibilita diversas preparações, como as saladas, os purês, frit
a, em conserva e também assada, cozida ou grelhada no acompanhamento de diversos tipos de carnes. Quando for realizar preparações com a batata assada é recomendável utilizar pouco óleo e não retirar a casca. As cozidas também devem ser preparadas com a casca bem lavada, pois ela funciona como uma barreira contra a saída dos nutrientes. O modo menos recomendável de preparo, é a batata frita, porque em alta temperatura a batata produz substâncias que fazem mal, além de aumentar o valor calórico e ingestão de gorduras na dieta.

Conheça alguns tipos de batatas:


Batata inglesa: é fonte de flavonoides, que têm a função de proteger o organismo de doenças como o câncer. É rica em potássio, o que ajuda a reduzir as caimbras.




Batata doce: rica em fibras, sendo excelente para o trânsito intestinal. Contém cálcio, ferro e vitaminas A, B e C. Sua polpa é branca e cremosa.


Batata yacon: conhecida por poucos, possui fibras e proteínas. Possui a oligofrutose, que é uma substância doce e menos calórica do que o açúcar. Possui a casca marrom. Muito semelhante à batata doce.




Batata atlantic: apresenta formato oval, com polpa branca e casca áspera. Mais utilizada para o preparo de batatas tipo “chips” ou rodelas fritas.



Batata asterix: apresenta formato oval e comprido com casca vermelha e polpa amarela clara. É mais utilizada para batata frita em palito. Saborosa e resistente ao congelamento.





Batata ágata: apresenta formato oval, de casca amarela e polpa clara. Proporciona um melhor rendimento após o preparo.






Batata araucária: possui formato alongado de polpa e casca amarelas.






Batata bintje: seu formato é alongado, casca amarela, polpa amarela clara e sabor neutro. Utilizada para cozinhar ou assar.






Batata baraka: tem a forma oval, de polpa e cascas amarelas claras. É mais recomendada para frituras.





Batata barôa: também conhecida como mandioquinha ou salsa. Tem a forma fina e comprida com casca e polpa amarelas. É excelente para o preparo de purês.




Batata monalisa: seu formato é oval e alongado, com polpa amarela clara e casca amarela. Apresenta boa consistência quando cozida.





Batata elvira: tem formato alongado, com polpa e casca amarelas.





Batata mondial: seu formato é comprido, de casca amarela e polpa amarela clara. Tem alto rendimento após o preparo. É mais indicada para purês.


Na hora de comprar as batatas é preciso estar atento. Observe se a batata não apresenta cor esverdeada ou brotos, pois se estiver assim, poderá causar colite e intoxicações que se manifestam por meio de cólicas, gastrites e até disenterias.
Autor: Yordane Thaise
Email: yordane@nutricaoemfoco.com.br




                                         Para assistir o vídeo,desligue o rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário