A Capparis spinosa, nome científico da alcaparra, é um arbusto originário da região Mediterrânica. Diferentemente da maioria dos temperos, as alcaparras permanecem com seu aroma e sabor depois do cozimento, e combinam muito bem com cebola e azeitonas para caracterizar pratos mediterrâneos, sendo muito empregada em pratos com peixe ou carne de sabor mais suave.
Este saboroso tempero tem como princípio ativo o ácido cáprico, que possui uma ação estimulante do apetite e auxilia a digestão. Os botões de suas folhas são ricos em cálcio, ferro, fósforo, óleo essencial semelhante ao da mostarda, sódio, vitaminas e componentes químicos como os flavonóides. São atribuídas às alcaparras algumas propriedades medicinais, já que ela é adstringente, antiespasmódica, diurética, tônica, aperitiva e vermífuga. Quanto aos seus valores energéticos, 100 gramas de alcaparras fornecem 35,2 calorias. Pessoas hipertensas devem consumi-las com moderação, pois geralmente são conservadas no sal.
Como a planta da alcaparra é muito rara no Brasil, fica difícil comentar se nas nossas condições esta planta se comportaria desta forma. É fonte de vitaminas C e K, fibras, sais minerais, proteínas e carboidratos. Ela tem propriedades que estimulam o apetite e, além disso, são digestivas. Não é conveniente colocar as alcaparras no início do cozimento, pois seus sabores perdem propriedades. Essencial no preparo do molho tártaro
DESLIGUE O RÁDIO PARA ASSISTIR O VÍDEO
Nenhum comentário:
Postar um comentário