Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

MIRTILO MELHORA A MEMÓRIA


Essa frutinha ainda não conheço,só ouvi falar em filmes,desenhos e acho a cor que ela tem ,uma maravilha,diferente.Quando esperimentar eu falo o que achei dela.Mas vamos ao que interessa:
Nativo da América do Norte, desde o Sul dos EUA até o Leste do Canadá, o mirtilo é um fruto de coloração azul arroxeada, tamanho pequeno e de sabor adocicado e ácido. Ele ainda é pouco conhecido no Brasil por ser pouco cultivado e tem um preço relativamente caro.

O mirtilo, também conhecido como blueberry, é uma fruta nutritiva e de baixo valor calórico. É rica em flavonoides (especialmente antocianinas), vitamina C, fibra solúvel e insolúvel, vitamina E, magnésio, riboflavina, potássio, ferro, zinco e cálcio. Apresenta ainda quantidade elevada de polifenóis, tanto na casca quanto na polpa, e compostos antidiarreicos e anti-hemorrágicos. Não contém colesterol e sódio, sendo interessante para as dietas de hipertensos e pessoas com colesterol elevado.

Os benefícios do mirtilo a saúde são muitos, principalmente pelo seu alto poder antioxidante. Assim, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce, doenças como catarata, glaucoma, hemorroidas, varizes e úlcera péptica. Essa fruta também pode ajudar a regular o trânsito intestinal devido a presença das fibras. Reduz o colesterol, previne infecções no aparelho urinário, melhora a visão noturna, reduz a taxa de açúcar no sangue, estimula a circulação sanguínea nas artérias e veias e fortalece o sistema imunológico.

Segundo estudos realizados na Universidade de Cincinnati e nos departamentos de agricultura dos Estados Unidos e do Canadá, o mirtilo impede a reprodução do vírus da Hepatite C e melhora a memória, coordenação motora e aprendizagem dos idosos.

Alguns benefícios a saúde presentes no mirtilo podem também ser encontrados no brócolis, devido a presença de alguns compostos em comum como a glucorafanina e outros fitonutrientes.

Na culinária, ele é utilizado em sucos, geléias, iogurtes, bolos, vinhos, cereais matinais, salada de frutas, crepe e recheios de bolacha. Sua folha é usada em saladas.


                                        

                                   PARA ASSISTIR O VÍDEO,DESLIGUE O RÁDIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário