Muitas pessoas não apreciam a soja,nem alimentos derivados dela,mas é bom salientar que fazem muitíssimo bem á saúde.Eu adoro soja feita de qualquer maneira e tambem as bebidas feitas com a soja,e,ainda bem que meus filhos também gostam,pois para as crianças é bom desde pequeninas se acostumarem com seu sabor,pois os benefícios para elas serão muitos.E hoje em dia no comércio de alimentos tem muita opçao de sabores
Propriedades da Soja
A soja é uma leguminosa que vem sendo consumida pelos orientais há muitos séculos, porém, somente agora, de maneira gradativa e progressiva, tem sido inclusa na dieta dos ocidentais.A soja possui macro e micro nutrientes, comumente encontrados nos alimentos em geral (como minerais, vitaminas, e etc), porém, possui também uma gama de componentes bioativos, que vão além da função de alimentar e nutrir. Dentre estes, destacamos:
Fibras dietéticas
Dentre os derivados da soja, somente as proteínas isoladas não as contém. As fibras solúveis contribuem para a redução do colesterol e controle dos níveis de açúcar sanguíneo, enquanto as insolúveis auxiliam as funções intestinais, além de contribuir para o controle de peso, uma vez que aumentam a saciedade, evitando os surtos de beliscos.Isoflavonas
Dentre as principais isoflavonas encontradas na soja, podemos citar a genisteína e a daidzeína. Sua concentração pode variar de acordo com as condições climáticas, do solo e das técnicas de preparo e plantio da soja.Saponinas
São antioxidantes que atuam sobre o sistema imunológico;Oligossacarídeos
Estão relacionados com o aumento das flatulência, por isso, indica-se o remolho com a troca da água, entretanto, os oligossacarídeos promovem o abastecimento das bifidobactérias que estão relacionadas com a promoção da saúde do cólon.Porém, devemos ter alguns simples cuidados para um melhor aproveitamento de seus benefícios, por exemplo:
A soja e seus derivados devem passar por processos térmicos de cocção para inativar as frações de Tripsina e eliminar substâncias não nutricionais que podem interferir na digestão da proteína, causando a sobrecarga do pâncreas e aumentando as chances de toxinas no organismo.
Sempre que utilizar a soja em grão, retirar a casca, pois esta contém o fitato (forma que os vegetais possuem para armazenar o fósforo), e este pode reduzir a absorção de alguns minerais como o cálcio, o zinco e o ferro. Porém, atualmente alguns estudos começam a ser feitos sobre o papel bastante positivo do fitato na redução do risco de doenças crônicas degenerativas (diabetes, colesterol, etc...).
Assim, podemos verificar que a soja trás consigo uma série de benefícios e efeitos para sua saúde, como:
A manutenção e prevenção da perda óssea (já que colabora para o aumento da fixação do cálcio nos ossos)
Ativa e aumenta a resistência do sistema imunológico com consequente proteção às doenças infecciosas (já que aumenta o número de linfócitos)
Maior proteção frente à doenças cardiovasculares (já que a soja age como um cardio protetor, contribuindo para redução do LDL – colesterol ruim- e aumento do HDL – colesterol bom-, aumentando a elasticidade das artérias)
Reposição hormonal e consequente redução dos efeitos da menopausa (por conter a isoflavona, um fito hormônio, responsável pela redução dos sintomas da menopausa, como irritação, ondas de calor, cansaço, indisposição, depressão, etc).
A recomendação de 30 a 60 mg de isoflavona por dia, corresponde de 40 a 60 gramas de soja. (Cada colher de sopa corresponde a cerca de 20 g)
Fonte: www.maeterra.com.br
ALMONDÊGAS DE SOJA
- 200 gr de carne de soja
- 1/2 unidade(s) de cebola picada(s)
- 1 xícara(s) (chá) de farinha integral
- 1/2 xícara(s) (chá) de salsinha picada(s)
- 2 unidade(s) de ovo
- 2 colher(es) (sopa) de shoyu
- quanto baste de sal
- quanto baste de pimenta-do-reino branca moída(s)
- 1 1/2 xícara(s) (chá) de molho de tomate
Modo de preparo
http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao69581
Nenhum comentário:
Postar um comentário