Páginas

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ROMÃ PARA INFLAMAÇÃO NAS GENGIVAS


Em túmulos egípicios de mais de quatro milênios,foram encontrados restos de romãs.Elas também eram apreciadas pelo povo israelita.Os gregos consideravam-nas como o símbolo do amor e da fecundidade.Não é de se admirar que a árvore da romãs tenha sido consagrada á deusa Afrodite,pelas pretensas virtudes afrodisíacas dos seus frutos.
Nossa que nome difícil! -Dioscórides,no primeiro século da nossa era,já recomendava a raiz da romãnzeira para expulsar os vermes do ventre,referindo-se sem dúvida ás tênias.No entanto,até 1800 anos depois,não se voltou a utilizá-la contra os parasitas intestinais.
A romãnzeira é uma árvore muito bela e vigiada.A casca da raize,em menor proporção a do tronco e dos ramos,contêm diversos alcalóides,sendo o mais importante a peletierina:tanino:glicosídeos de ação adstrigente e brometos.A sua propriedade fundamental é a vermífuga:expulsa os vermes que parasitam o intestino humano,tendo especial efeito sobre a tênia ou solitária.
As flores e a casca do fruto são adstrigentes e levemente diuréticas.São indicadas nos seguintes casos:diarréias,gastrenterite e colite- a infusão da casca de uma romã e 20 a 30 gramas de flores po litro de água.Ingere-se uma colherada de hora em hora ,enquanto durar a diarréia.
Para inflamação das gengivas(gengivite) e do tecido que segura os dentes maxilares(periodontite ou parodontose).Aplica-se a sua infusão em bochechos e pode-se conseguir que se firmem  os dentes frouxos.
Para faringite e amigdalite fazer gargarejos e bochechos com a mesma infusão acima.
Leucorréia(corrimento branco) aplica-se essa mesma infusão bm filtrada em irrigações vaginais.
Não se deve administrar a casca da raiz da romãnzeira a pessoas débeis ou nervosas,a crianças lactentes ou mulheres grávidas.Não exceder as doses indicadas.E sempre procurar um médico se necessário.
O Suco de romã tem uma grande chance de curar câncer de próstata, porém como ainda não foi cientificamente aprovado, mas porem muitas vezes testados por pessoas e disse ter um bom resultado, ele ajuda também no combate a diversas doenças, que podem vir a aparecer com o tempo. Confira abaixo a receita do suco de romã.
Ingredientes:
2 litros de água
½ xícara de mel
Dois pedaços de canela em pau
3 cravos-da-índia
20 romãs maduras
Modo de preparo:
Faça um chá com a água, o mel, a canela e o cravo. Coloque tudo junto em uma penal, ferva por uns dois minutinhos e, depois de esfriar, leve à geladeira.
Lave as romãs e role-as sobre uma superfície com um pouco de força como se faz com o limão, para quebrar suas fibras e ele soltar mais suco. Abra a romã e bata em seu fundo com uma colher de pau para que saiam os caroços. Descarte a parte branca (ela é amarga). Coloque essas sementes em um pano de prato limpo e pressione-as para tirar o máximo de suco possível. Junte o líquido ao chá gelado, misture e sirva com gelo picado

Nenhum comentário:

Postar um comentário