Páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

UMA FLOR QUE ALIMENTA?ALCACHOFRA!











   A alcachofra é comum na alimentação italiana,é uma saborosa flor com propriedades medicinais.Rica em ácido caféico flavonóides,glicosídios,iodo,potássio,cinarina,pró-vitamina A,vitamina C,mucilagens e taninos,ela é uma aliada para baixar febres.
   Seu preço alto,a torna um alimento de requinte.As partes comestíveis dela,são:o miolo e a polpuda e macia da sua base.Baixa caloria,65 em 100 gramas de alimento.
   Surgiu como prato principal e requintado nos paíse:Mediterrâneo e Grécia Antiga.Na Idade Média,no continente europeu,a alcachofra foi tida como afrodisíaca.Contudo no século 18,graças as opiniões de alguns médicos,ela ganhou status medicinal,
   Seus nutrientes e seu poder antioxidante fazem da alcachofra importante na dieta das pessoas com risco de doenças cardiovasculares.Mulheres que estão amamentando podem ter seu leite reduzido pelo consumo exagerado,e as pessoas com flatulência também devem evitá-la.
   Na forma de "polifenois de alcachofra",foi proibida a sua venda,pois estava sendo utilizado de modo errado,como medicamento para emagrecer.
   Contém ciarina,uma substância amarga que estimula as secreções do fígado e da visícula,cinarese é uma substância que auxilia na digestão do leite,também contém muita inulina,que tem várias propriedades semelhantes áquelas das fibras solúveis,como a capacidade de diminuir os níveis sanguíneos de lipídios(triglicerídeos e colesterol),e ajuda a estabilizar a glicemia,atuando na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle do diabetes.
  Quando adquirí-las, prefira as de talo longo e tonalidade bem arroxeada.Para ver se a alcachofra está boa para o consumo,segure-a pelo talo e sacuda-a suavemente.Se estiver flexível,é sinal de que está madura.O ideal é que os "espinhos",so sejam retirados após o cozimento,quando deve ser degustado logo após para melhor aproveitamento de suas propriedades nutriconais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário