Páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

MANJERICÃO-COMBATE O MAU HÁLITO!

  
 O manjericão é muito usado como condimento.Mas o que as pessoas não sabem que,alem de dar sabor aos alimentos,ele traz benefícios á saúde.Combate o mau hálito e as aftas,auxilia nos casos de inflamações an boca e combate problemas gastrointestinais.Ajuda a eliminar areia dos rins,e ainda é usado como repelente de insetos.Para condimento e seu uso medicinal,são usados os ramos e as folhas verdes.Também conhecido como alfavaca,o manjericão é uma planta duradoura,muito aromática.
   Assim como o manjericão,a manjerona e o orégano são aromatizantes e flavorizantes de alimentos,bebidas,medicamentos,sendo também utilizados em perfumaria posteriormente.
   Mas o mais importante do manjericão e de algumas ervas naturais,como o orégano e o alecrim,é que elas podem substituir o sal no tempero dos alimentos.
   O manjericão possui vitaminas e minerais e confere sabor aos alimentos.Não é preciso adicionar sal.É importante incentivar as pessoas a usar cada vez mais o sal.Uma forma de melhorar os quadros de doenças cardíacas,hipertensão,etc...
   Essa planta é usada como tempero para omeletes,ensopados de carnes,peixes,frangos e saladas.Também pode ser usadas em doces e licores.Não se recomenda secar esse tempero,pois ele perde o aroma.Para conservar,pique as folhas e deixe-as no óleo.Adicione o manjericão á comida quando o preparo do prato estiver no fim,pois o sabor se perde com o calor.
   Ele é cultivado o ano inteiro,é de fácil cultivo em locais ensolarados.
   Através de diferentes rotas metabólicas,as plantas aromáticas sintetizam grupos de princípios ativos.Entre esses grupos,estão os óleos essenciais,substâncias orgânicas voláteis,formados por uma mistura de componentes.A maioria dos óleos essênciais possui aroma agradável,e as suas propriedades são variadas:antivirótica,antiespasmódica,analgésica,bactericida,cicatrizante,expectorante,relaxante,vermifuga,entre outras.Então se você adicionar qualquer da ervas mencionadas acima com azeite de oliva e deixar macerar vão se transformar em ótimos aliados á saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário