Páginas

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ORÉGANO E SUAS PROPRIEDADES

   Toda a planta é rica em um óleo essencial que contém timol e carcavrol,de ação sedativa,antiespasmódica e carminativa.Além disso, contém flavóides e ácido ursólico,aos quais se atribuem as suas propriedades antireumáticas.
   Em condimento(espalham-se as suas folhas secas,em pó,sobre diversas preparações culinárias)é eficaz em transtornos digestivos como; dispepsia(ma´digestão)de origem nervosa,espasmos ou cólicas dos órgãos digestivos.Por sua ação carminativa(combate os gazes intestinais),é um bom condimento para legumes,sopas e pizzas.
   Nas afecções respiratórias acompanhadas de tosse seca ou irritativa,como a laringite(irritação da garganta)ou a tosse convulsiva pode-se fazer uma infusão com 15 a 20 gramas de planta por litro de água,da qual se ingere uma xícara depois de cada refeição.
   Dores pulmonares,torcicolos e lumbago,aplicado externamente como cataplasmas que consiste em aquecer em uma frigideira a planta esmagada e aplica-se sobre a zona dolorida ou inflamada,envolta em um pano,ou fricções que podem ser feitas com várias gotas de essência de orégano aplicadas também diretamente sobre a zona afetada.Para as fricções a essência também pode ser dissolvida em álcool.
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário