Páginas

domingo, 5 de agosto de 2012

A CENOURA EFICAZ CONTRA REUMATISMO E GOTA

Por Paula Maria Prado



   O consumo da cenoura pode trazer muitos benefícios ao organismo,principalmente ás funções cerebrais,com hidrato de carbono,cálcio,ferro,fósforo magnésio,silício manganês,cromo,betacaroteno,luteína,potássio e vitamina A,essa raíz favorece a saúde da visão,da pele e dos ossos.
   Para as mulheres em fase de alimentação,a cenoura estimula a produção de leite.Nas crianças,ajuda na formação dos dentes.Ela também é uma forte aliada no combate á verminoses.A cenoura é tônica e vitalizante e é bastante eficaz contra o reumatismo e a gota.confirmado pela nutricionista Joyce Garcia Gusmão da Nutrivitta Assessoria Nutricional.
   Assim como todos os alimentos de cor laranja,a cenoura é ainda um poderoso antioxidante.Ela protege as artérias,aumenta a imunidade e combate as infecções,afirma Daniela Jobst,nutricionista membro do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
   O ideal é que o alimento seja consumido em todas as fases da vida.O caldo concentrado da cenoura resultante do cozimento do vegetal quando acrescido do mel e do limão,é muito útil no combate  a afonias,rouquidões,bronquite e asma.
   Mas vale a pena lembrar que,se consumido em excesso,o vegetal pode alterar o tom da pele e causar intoxicação.No supermercado escolha cenouras firmes,lisas,com o formato habitual e cor brilhante.Quanto mais laranja elas estiverem,mais betacaroteno terão.Evite cenouras rachadas,bifurcadas ou flácidas.Seu período de safra é de julho á outubro,quando o alimento fica mais barato.
Ela é um vegetal que contribui para aumentar a imunidade do nosso organismo e com isso ajudando a combater as infecções, a fibra solúvel da cenoura ajuda a diminuir o colesterol no sangue e também promove o equilíbrio do corpo.
A cenoura proporciona benefícios para a pele, osso, cabelos, sistema imunológico e mucosas, previne reumatismo, úlceras e arteriosclerose.
É melhor comer a cenoura crua, ela é excelente para fortalecer os dentes, outra opção é ralar e acrescentar nas saladas verdes, colocar na preparação de sucos juntamente com frutas como a laranja, mamão e beterraba.
A vitamina E tem uma importante ação antioxidante e é ótimo para evitar os danos nos tecidos, o ácido fólico é muito importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, imunitário e cardiovascular, saiba que a fibra da cenoura permite um bom funcionamento do intestino e quando seu intestino funciona regularmente sua pele agradece, pois as toxinas são eliminadas.
É fundamental cozinhar a cenoura no vapor e apenas o tempo necessário para deixá-las macia e conservar seu sabor mantendo suas propriedades, ela pode ser consumida em saladas, purê, suco, doce, bolo, pão e creme, ser acrescentada na sopa de legumes para dar um sabor especial e delicioso.

PARA ASSISTIR O VÍDEO DESLIGUE O RÁDIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário