Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

LOURO É ANTI-REUMÁTICO!

  

Fiquei sabendo que há muito tempo atrás,um imperador romano chamado Tibério Cesar já usava uma coroa feita de louro.Cada vez que uma tempestade se aproximava ele pedia para um cervo ir buscar sua coroa de folhas de louro,pois segundo uma tradição romana,o loureiro nunca pode ser sacudido pelos raios,e ,portanto quem se coloca-va debaixo das suas folhas encontrava-se á salvo dos flagelos da natureza.
   O loureiro era consagrado ao deus Apolo,patrono dos triunfos,das belas artes e da medicina . Os imperadores romanos,os atletas e os guerreiros vencedores eram coroados com uma coroa de louros,que se supunha protegê-los dos raios e de outras forças malignas.Não parece que essa coroa tenha servido muito aos romanos,pois poucos séculos depois eles não resistiram frente aos bárbaros,outro fragelo semelhante aos raios.
  Avesso as superstições relacionadas com as plantas,o famoso médico espanhol Andrés de Laguna conta que,estando ele mesmo em Roma pelo ano de 1539,caiu um impetuoso raio no palácio do  duque de Castro e atingiu um formosíssimo loureiro,que ainda hoje se vê ferido e despedaçado.E conclui dizendo:"Não há casa tão forte,nem proteção tão eficaz,que baste para nos defender dos ju´zos de Deus".
   As folhas do loureiro são ricas em um óleo essencial volátil,composto em 45% por cineol,contém tambem tanino e um  princípio amargo.Os  frutos ainda contem 25 % de matéria graxa formada pelos ácidos laurico,oléico,palmítico,e linoléico.O princípio ativo responsável pelos efeitos medicinais do loureiro é seu óleo essencial.
   Suas propriedades medicinais são:
   Aperitivo,eupéptico(facilita a digestão),carminativo(elimina os gases do tubo digestivo).É portanto útil aos inapetentes(que têm falta de apetite)e aos que sofrem de digestões difíceis ou pesadas,suavemente diurético,emenagogo(estimula a menstruação) e regulador do ciclo menstrual.Com um litro de água,prepara-se uma infusão com 20-30 gramas de folhas
 de louro,o que se pode acrescentar um punhado de frutos maduros para conseguir maior efeito.Como aperitivo,toma-se uma xícara dez minutos antes de cada refeição e como digestivo uma xícara depois das refeições.
   Anti-reumático e antiinflamatório muito eficaz,quando aplicado externamente.O óleo de loureiro ou bálsamoanti-reumático que são preparados com sua folhas,são utilizados em fricções para aliviar  torcicolos,lombalgias ciáticas,entorses dos tornozelos e outra dores  dos ossos ou músculos.
   O óleo de loureiro é preparado pela maceração:durante 10 dias ao sol,de 30 gramas de folhas de loureiro em um litro de azeite de oliva.Aplica-se em loção sobre a parte dolorida.Também serve para afugenar insetos parasitas.
   O bálsamo anti-reumático(manteiga de loureiro):Esmagar em um pilão um com punhado de bagas de loureiro maduras.Colocá-las para ferver,cobertas de água,por 5 -10 minutos.Depois expremer com pano fino,deixar esfriar o líquido e recolher a camada de gordura que flutua.Essa gordura ou manteiga de loureiro aplica-se em fricções sobre a área afetada.Não é propria para ser ingerida.
  Muitos apreciam as folhas de louro no feijão,dá um saborzinho especial e agradável.
  

Um comentário:

  1. Eu desconfiei que esse blog fosse seu. Gostei muito. Parabéns! Eu tbm tenho dois bogs que ultimamente andam abandonados...mas brevemente estarei por lá. Bjs.

    ResponderExcluir