Páginas

sábado, 11 de agosto de 2012

TPM?COME ABÓBORA!





     A abóbora alaranjada é ótima para a saúde da mulher,ela tem uma subtância que regula os hormônios femininos,tem o poder de melhorar os níveis de estrógeno e equilíbrio da progesterona que é bom para controlar a TPM-tensão pré menstrual-além de ser ótima nas fases do climatério e da menopausa.
   É claro que os homens não devem deixar de degustar a abóbora,pois o legume é rico em betacaroteno,próximo a vitamina A,que é muito boa para a visão e para a pele.Ela também é antioxidante ,inibe os radicais livres,que ocasionam o envelhecimento das células e,consequentemente as doenças.Rica em fibras  é adequada á vários pratos salgados e doces.As abóboras alaranjadas,como a comum,a moranga e a seca são todas ótimas para normalizar o intestino,suas fibras roubam as toxinas em excesso do nosso organismo,tanto que consumidas em grande quantidade são consideradas laxantes.
   Abóbora é uma palavra portuguesa,a brasileira é jerimum,foi trazida por um português,na metade do século 16,da Guiné para o Brasil.
    Suas sementes podem ser retirads da abóbora quando ela estiver madura e colocadas rapidamente para secar ao sol.Contém até 50% de óleo e minerais como o zinco ,útil no tratamento da próstrata e elas também servem para combater parasitas intestinais.
   Todas as suas partes são aproveitadas,os brotos(cambuquira)para pratos da culinária em sopas por exemplo,as flores podem ser preparadas á milanesa ou incluidas em omeletes.As pontas das folhas dão um toque especial á sopas cremosas.Com a polpa pode-se preparar de tudo:cozidos ,refogados,purês e até saladas,em pães e bolos.O prato muito conhecido feito com abóbora é quibebe preparado com muto cheiro verde e bastante alho picadinho,é bem gostoso e saudável.Com carne seca é bastante apreciada,e o doce então.São diversas receitas com o legume saboroso.
   A abóbora quando fervida,absorve água,perdendo parte de seus nutrientes,sendo então a abóbora moranga a melhor para cozinhar e assar,menor e mais doce.
   A casca precisa estar lisa,sem brilho(com brilho,é que ela foi colhida muito nova e não amadurece totalmente),e não podem ter manchas ou machucados.Tem casca dura´,é ideal para armazenar por volta de dois meses ,se colocada em lugar ventilado,seco e fresco,e com seu cabinho,resiste a maior tempo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário