sábado, 10 de novembro de 2012
MOSTARDA BOA PARA QUEM TEM BRONQUITE
Com folhas semelhantes as do brócolis, e sabor ligeiramente amargo a, mostarda é uma verdura ricamente nutritiva cujo as suas folhas podem ser consumidas levemente cozidas no vapor, refogadas em pratos como feijão e sopas. As folhas da mostarda também podem ser consumidas cruas em saladas, sendo que dessa maneira seus nutrientes são aproveitados de maneira adequada.
Por ter sabor ligeiramente amargo e por vezes bastante característico, nutrólogos não recomendam que a mostarda seja utilizada em pratos de sabor delicado, pois o sabor da mesma poderá sobrepor o sabor dos demais alimentos pertencentes a receita. Com alto valor nutritivo, a mostarda se consumida em quantidades adequadas pode proporcionar uma série de benefícios para a saúde.
Por ser uma excelente fonte de fibras, a mostarda ajuda o sistema digestivo a desempenhar melhor suas funções. Uma porção de mostarda pesando cerca de aproximadamente 50 gramas chega a fornecer em média, apenas 15 calorias. Por isso o consumo da mesma é recomenda para pessoas que pretendem manter ou reduzir o peso.
Informações Nutricionais da Mostarda
Vitaminas A
Vitaminas B1
Vitaminas B2
Vitaminas B5 (Niacina)
Fósforo
Proteínas
Ferro
Fibras
Cálcio
Usos Tradicionais: bronquite, congestão, dor de cabeça, faringite, frieiras, gripe, paralisia, pneumonia, resfriados, reumatismo, tosse.
Propriedades Medicinais: analgésico, anti-séptico, carminativo, desinfetante, diurético, emético, estimulante, expectorante.
Na medicina alternativa, o cataplasma é usado para bronquites, pneumonia e dores reumáticas. Porém, a Mostarda nunca é aplicada diretamente na pele. O cataplasma é feito com a pele coberta com um pano limpo para evitar queimar ou empolar a pele de contato direto. A erva de banho é utilizado para resfriado, gripe ou dor de cabeça.
Na culinária, folhas folhas jovens podem ser cortadas finamente e acrescentadas a saladas. Podem ser cozinhadas as folhas como um legume verde. As flores são comestíveis em saladas e como guarnição. As sementes de Mostarda são usadas em molhos, caris, refogados, sanduíche, molhos de salada e outros preparo. O óleo de Mostarda leva de dez a quinze minutos para encorpar.
A Mostarda caseira deve ser preparada cerca de 30 minutos antes de servir, vez que após isso o gosto enfraquece. Para prevenir a perda do sabor, deve ser misturada com vinagre, vinho ou suco de limão. A planta é composta de glucosinolatos, enzimas, proteínas, mucilagem e enxofre.
As Mostardas agem melhor quando cozidas. Não existe espécie de mostarda tóxica ou venenosa, porém devem ser utilizadas ou consumidas com bastante moderação, vez que a Mostarda possuí alguns óleos irritantes. O uso excessivo de plantas cruas desta família pode interferir na função tiróide.
A Mostarda pode ser emética e causar vômitos. Porém, isto às vezes é recomendado em casos de envenenamento. A Mostarda não é uma erva recomendada para uso em crianças, pessoas muito idosas ou debilitadas. Pessoas com problemas cardiovasculares devem usar poucas quantidades.
PARA ASSISTIR O VÍDEO DESLIGUE O RÁDIO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário