Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

POEJO?BOM PARA MAU HÁLITO!

   
NÃO DEVE SER CONSUMIDO EM GRANDES QUANTIDADES

Eu verdadeiramente desisto de plantar poejo,pois ele nunca cresce bastante ou fica bonito,mas  eu adoro.Vou escrever aqui o que eu li e sei sobre ele ,mas vale lembrar novamente que nós temos várias doenças que são curadas com a ajuda das plantas,mas devemos ter cautela com o uso das mesmas.Nada de exageros ou se automedicar.Já mencionei que o que é bom pra uns,nem sempre é bom para outros.Seja prudente,tudo bem?
   Então vamos voltar ao assunto do poejo.Muito antes de existirem "sprays"inseticidas,a sabedoria popular já fazia uso das pulverizações do poejo para afugentar os parasitas.Poejo vem do latim pulegium(pulga),pois os antigos gregos e romanos já utilizavam os seus vapores para matar as pulgas.
   Embora não seja contra-indicado no caso úlcera gastroduodenal,deve-se usar com prudência e fora das épocas de crise.O uso da planta,principalmente o da sua essência,em doses elevadas pode ser perigoso.Toda planta contém um óleo essencial(0,5%-1%) á base de pulegona,uma cetona não saturada.Contém tambem,mentona,limoneno e outras cetonas.
   E um digestivo e tonico estomacal:facilita os processos digestivos,aumentando a secreção de sucos(gástrico,intestinal e pancreático)e estimulando a motilidade do estômago e do intestino delgado.É carminativo(elimina o excesso de gases)e  combate as fermentações intestinais,acalmando as dores de cabeça de origem digestiva.Aumenta também a secreção da bílis(efeito colagogo).
   Expectorante e antitussígeno:de utilidade nos resfriados e tosse convulsa
   Emenagogo e antiespasmódico:facilita a menstruação e acalma as dores que podem acompanhá-la.
   Vermífugo;para expulsar os parasitas intestinais toma-se uma xícara bem cheia do chá em jejum,durante 5 dias seguidos.
   O chá para todas essas doenças deve ser feito  com a planta em infusão:Depois de desligado o fogo e cessado a fervura,acrescenta-se 10-20 gramas de poejo por litro de água e deixa-se repousar por alguns minutos.Pode-se adoçar com mel.E como tônico digestivo,toma-se uma xícara depois de cada refeição,ou de transornos mentruais ingere-se uma xícara bem quente desta infusão,de 2 em 2 horas.
  Anti-séptico:muito útil para bochechar em caso de mau hálito ou piorréia.então fazer bochechos com uma  infusão mais concentrada(30 gramas por litro de água)que para uso interno.
   Para lavar feridas na pele  você faz lavagens com a infusão concentrada.
   Para servir como inseticida:coloca em saquinhos entre a roupa,afugenta as traças.Esfregando-se o pelo dos animais domésticos com uma infusão concentrada,mata os parasitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário