Páginas

sábado, 22 de setembro de 2012

ACELGA?BOA PARA DIABÉTICOS!


Não vejo muita graça no sabor da acelga, mas ela bem temperada cozida ou crua,fica muito parecida com o sabor do repolho,só que mais leve.Mas é bom comer porque é muito boa para saúde.
Em uma xícara de acelga cozida tem cerca de um terço da ingestão diária recomendada de magnésio, que ajuda a manter saudáveis as células musculares e nervosas.
Seu sabor amargo característico é muito apreciado na culinária de diferentes culturas. Geralmente as folhas de acelga são consumidas cruas em saladas, como também refogadas ou cozidas. Quando cozidas o sabor amargo desaparece, deixando um sabor mais delicado. É um alimento muito nutritivo de baixa caloria, com uma quantidade extraordinária de Vitamina K (vitamina essencial para a coagulação sanguínea), como também contém vitamina A, C, minerais (sódio, magnésio, potássio e ferro), fibra alimentar e proteínas. Porém em todas as partes da acelga contêm ácido oxálico que quando consumido em excesso pode prejudicar a absorção de cálcio pelos ossos. Uma forma de reduzir este ácido é fervendo a hortaliça. Quando conservada em geladeira a acelga pode ser consumida em um prazo de 5 a 7 dias.
Na Turquia, a acelga é uma das ervas mais utilizadas pelos diabéticos, pelo fato dela ajudar na redução de glicose no sangue. Além disto, a acelga é conhecida por fortalecer o estômago, por ser eficaz em desinflamar os nervos (neurite), age como antioxidante, combate os cálculos biliares, é muito utilizada em doenças circulatórias, como também é considerada um poderoso cicatrizante. Por conter fibras alimentares a acelga é um alimento que pode estar presente na dieta de pessoas que o intestino não funciona corretamente e tem um leve efeito laxativo.
A forma de propagação da acelga é por meio de sementes e sua época de plantio está entres os meses de fevereiro a julho nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e nos meses de abril a junho na região Norte. A colheita das acelgas é feita em torno de 70 dias após o plantio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário