Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

NABO(EXPECTORANTE NATURAL)

Quando  eu estava no ensino médio,eu e minhas amigas de colégio íamos comer cachorro quente no centro da cidade só porque o dono do carrinho do lanche usava o nabo picadinho com  tomate e cebola para colocar no preparo do cachorro quente.Ele temperava bem e ficava uma delícia.
Os tubérculos de nabo são ricos em vitamina C, fibras e sais minerais como o potássio, sódio, cálcio e fósforo. Por conter baixas calorias (100 gramas de nabo oferece apenas 35 calorias), o nabo é muito indicado em dietas de restrições calóricas, por ser leve e ainda ajudar no processo de digestão. Além disto, o nabo possui muitas propriedades medicinais. Ele é diurético, expectorante, purificador do sangue, emoliente, antipirético, alcalinizante e possui um leve efeito laxativo. No entanto, nos tubérculos também são encontradas quantidades mensuráveis de oxalatos, substâncias que se excessivamente concentrada nos fluidos corporais podem se cristalizar e causar sérios danos a saúde.
As folhas de nabo também são comestíveis e seu sabor é semelhante ao de mostarda. Mais nutritivas do que os tubérculos, as folhas de nabos são uma excelente fonte de beta-caroteno (Vitamina A), contêm boas doses de vitamina K, C, folatos e cálcio. Além disto, as folhas possuem uma substância chamada luteína, um poderosos antioxidante carotenóide.
A receita do xarope de nabo é indicada principalmente para o tratamento da tosse, quando há necessidade de eliminar o catarro dos pulmões. O xarope também pode ser utilizado em casos de crise de bronquite, asma ou sinusite. Ele ajuda a aliviar os sintomas dessas doenças e controlar as crises. Lembramos que o uso do medicamento não dispensa a consulta médica.
Nabo
Nabo, um expectorante natural

Você vai precisar de:

  • 1 nabo
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo

Modo de Preparo:

Primeiramente, lave bem o nabo com água e uma esponja limpa. Depois corte-o em rodelas com mais ou menos 1cm de espessura, sem retirar a casca. Distribua as rodelas em uma travessa de vidro, cobrindo com uma camada de açúcar mascavo. Se necessário, intercale camadas de nabo e açúcar. Feito isso, cubra o recipiente com um pano e deixe descansar por 12 horas. Depois desse tempo, você perceberá que um líquido se formou no fundo da travessa. Mexa um pouco e então coe o xarope. Guarde a mistura em um vidro e mantenha guardado na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário