Páginas

sábado, 15 de setembro de 2012

SAUDADES DE ALGUÉM........ESPECIAL DEMAIS.

 
 Este dia,é um dia muito especial pra mim,parece mentira mas eu achava que eu não tivesse que passar por isso tão cedo.Tive uma infância muito pobre,mas a falta de recursos era recompensada com muita atenção,afeto e carinho da minha família,principalmente da minha tata e tia Iara.
   Minha mãe me deu a luz da vida ainda muito jovem,na época não tinha juízo,aí então pra ajudar no sustento da casa foi trabalhar de doméstica em São Paulo ,junto com as outras tres irmãs.Minha tia Iara muito menina ainda,a caçula das mulheres teve que deixar a adolecencia  e juventude de lado só pra cuidar de mim.
   Gente,eu choro muito quando lembro,daquele rostinho lindo da minha tata,uma negra maravilhosa,que me ensinou a ser o que sou hoje,simples,humilde e que respeita o outro,sem preconceito algum.Tornei-me uma as na matemática por  causa dela.Ela não tinha estudo algum,mas com bolinhas,tracinhos e truques simples,fez me interessar por números e contas,eu adoro Matemática até hoje.
   Fui crescendo e o amor por ela foi crescendo junto,casei muito cedo,e meu primeiro filho,adivinha quem cuidou?Sim,ela mesma,dedicada como sempre.Mas sai logo do emprego,e o grude entre nós era constante.Outros filhos vieram,quando eu precisava lá estava ela com os braços abertos e um lindo sorriso no rosto.Cuidou de outra muitas crianças,mas nunca namorou,ou teve filhos.
  Quando me separei de meu esposo,fui trabalhar em uma metalurgica.Quiz morar sozinha e estava em casa dormindo em pleno dia,pois meu horário de trabalho era noturno,quando tive uma sensação estranha.Levantei-me  de repente e ví uma pessoa de branco na sala de casa.Me assustei a princípio,mas como estava acostumada a ver vultos,só fiquei entusiasmada com aquilo,deve ser um aviso,pensei.Deitei novamente e logo peguei no sono.Tive  um sonho-eu me jogava em um rio,mas quicava nas pedras e voltava um tanto louca pra margem.Estranhei,mas chegou a hora de traalhar ,fui.
   A noitinha recebi um telefonema.Minha tata Iara estava internada em um hospital psiquiátrico,pois havia tentado se matar no rio Sorocaba.Sua sorte foi que um rapaz a viu entrando no rio com a maior naturalidade,chorei demais,e descobri o motivo da visão e do sonho.
  Ela já estava tendo problemas com minha vó que cobrava muito dela,ela,minha tia fumava muito,bebia muito café,e vovó Luzia não gostava disso.
  O tempo passou e fui visitar ela nesse hospital horrendo,e acabei saindo de lá chorando por ver a situação em que me tia se encontrava,mudara completamente de feição e realmente parecia ter ficado louca,me Deus como sofri.Minhas outras tias resolverão tirar ela de lá e colocar em um local ,mais decente.Minha tia teve derrame e ficou com a mão direita paralizada e mais tarde com sequelas.Ela saiu com a graça de Deus daquele estado,a mão melhorou bem e pude aos poucos ver minha tata de volta.
   Começou tudo de novo,nossos encontros deliciosos.Como quando criança ela penteava meus cabelos,eu  retribui a ela ,sempre trançava seus cabelos.Ela gostava que só eu penteasse seus cabelos.As vezes eu estava cansada,mas pentear os cabelos crespos da minha neguinha era muito confortante.As suas palavras sempre me deixavam feliz,e nunca gritava ou falava brava comigo,se falava brava eu nem conseguia perceber.
   Sabe,um dia ela foi no médico,fez exames e constatou que tinha pedra na visícula,nem sentia dores,mas o médico quiz que ela operasse.Duas operações foram marcadas e desmarcadas,e ela falava-escapei da morte -e ficava feliz com isso.A gente e ela não queria fazer a tal da operação.Mas chegou o dia da dita cuja e minha mãe a levou.Chorando e escrevendo que esse foi a pior coisa do mundo.Mas enfim,era hora de ser assim.
   Ela fez a operação,ficou em casa repousando.Quase todo dia estava la com ela e vendo sua recuperação.Tava com sono depois de comer muito e fui deitar no quarto da minha mãe ,adormeci e tive um sonho,uma mesa de operação toda cheia de gazes e muito sangue.Me assustei.Nesse dia minha tia começou a ver coisas e a falar bobagens,eu olhei em seus olhos e chorei,sai de perto dela em ´pranto,já sabia que era o último dia que ia vê-la novamente.Fiu embora pra casa .No outro dia de manhã minha outra tia me telefonou,eu já disse de imediato,eu já sei o que aconteceu.Não fui para seu enterro,não suporto ver pessoa morta,quero lembrar do rostinho dela sorrindo pra mim.
   Meu queridos,o que eu vou pedir é precioso.Se você tem alguém especial ainda em vida,ame ,cuide desse amor ,não deixe que os afazeres do dia a dia te distanciem destas pessoas especiais.Se elas se forem ,nada mais poderá ser feito.E a saudade é muito grande e dolorida.Viva o hoje como se fosse o último dia,cheio de poesia,canção e amor e carinho.E se esse alguém já se foi ,peça a Deus que te dê força o bastante para aguentar  as saudades,e pedir muita luz e paz divina á pessoa e á você é claro que ficou.
   Pra minha querida tia só tenho a dizer,OBRIGADA POR TUDO,ATÉ UM DIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário