terça-feira, 25 de setembro de 2012
RÚCULA PRA QUEM TEM GENGIVITE!
A rúcula, cujo nome científico é eruca sativa, é um vegetal de folha verde muito nutritivo com um sabor intenso, levemente amargo e picante. Da família das crucíferas, é também conhecida como mostarda persa e tem variados benefícios para a saúde.
A rúcula tem grande quantidade de vitaminas A e C, potássio, enxofre e ferro. Exerce uma função especial sobre o funcionamento dos intestinos, atuando como antiinflamatório nas colites. É usada em saladas cruas.
O suco da rúcula, combinado com o de agrião, provoca uma verdadeira limpeza e desintoxicação do organismo. Mas como o sabor delas é muito forte, e aconselhável misturá-los ao de laranja ou cenoura.
Também é indicada no tratamento de gengivites; basta ingerir algumas folhas frescas junto com os talos, pela manhã, mastigando bem, após a higiene da boca e dos dentes.
As folhas devem estar firmes e brilhantes. Ao adquirir um molho, observe se os talos das folhas não estão quebrados; com são muito finos, as folhas ficam caídas e murcham com mais facilidade. Nesse caso, terá que consumi-las o mais rápido possível.
As folhas mais novas tem sabor mais delicado, quanto maior a folha, mas picante ela se torna
Guarde-a em saco plástico na geladeira, e utilize o mais rápido possível, pois a rúcula mela com facilidade
Lave bem as folhas, uma a uma, sob água corrente. Você pode descartar os talos mais longos, mas eles são tão saborosos quanto as folhas.
Retire algum pedacinho de raiz que possa estar preso ao talo, e deixe escorrer. Se você usar uma centrifuga de folhas para escorrê-las, não ponha muitas ao mesmo tempo, pois quebram com facilidade.
A rúcula pode ser usada em saladas, sozinha ou misturada com alfaces diversas. É também usada em risotos, massas, tortas, e é deliciosa em sanduíches, principalmente se combinada com tomate, tomate seco, e mussarelas de búfala
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário