Páginas

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

MANDIOCA?COMA TAPIOCA CONTRA A GASTRITE!!

 
  Eu particularmente adoro mandioca frita,sopa de mandioca,pudim de mandioca,enfim, tudo feito com mandioca,que é uma raiz muito saborosa.Então resolvi passar o que li sobre ela.
   Arbusto da família das Euforbiácias,com caules lenhosos,eretos e nodosos,que atinge até 2 metros de altura.A raiz é tuberosa branca,de até 1 metro de comprimento e 20 centímetros de diâmetro.Aparte utilizada é somente a raiz,assada.
 A mandioca é uma planta alimentícia muito apreciada nos países quentes.No entanto,a sua raiz,se for comida crua,produz uma intoxicação grave que pode mesmo causar a morte.Isto se deve ao fato de conter glicosídeos cianogenéticos,que liberam o venenoso ácido cianídrico.Felizmente ,estas substâncias tóxicas desaparecem facilmente com o calor.
   A raiz contém 40% de hidratos de carbono(Sobretudo amido),mas é muito pobre em proteínas e lipídios(gorduras).percebe-se que seu valor nutritivo é limitado,e por isso,ela não deve constituir a base do regime alimentar.É digestiva e emoliente(suavizante e antiinflamatória).
   A tapioca é um preparado á base de mandioca em forma de farinha.É de muito fácil digestão,e recomendada em caso de gastrite,úlcera gastroduonal,dispepsia(má digestão) e hipercloridia(excesso de acidez)Também convém usá-la nas gastrinterites,diarréias e colites.É um alimento ideal para doentes debilitados que apresentam escassa capacidade digestiva.
   Externamente ,aplica-se tapioca em cataplasmas quentes com sumo de limão,para amadurecer furúnculos,bolhas infeccionadas e abcessos.Também serve para curar lesões da erisipela(infecção da pele produzida por estreptococo):Os Cataplasmas são preparados com farinha de mandioca e limão e aplicadas quentes.
 

Receita de Tapioca
A Tapioca é feita da farinha de mandioca. É uma especiaria muito famosa na Bahia, onde é comercializada constantemente nos principais pontos turísticos das cidades como Salvador e Porto Seguro. É uma iguaria tipicamente brasileira também conhecida como goma, polvilho, goma seca, polvilho doce, fécula de mandioca.
Foi um alimento muito consumido por índios, que até hoje preparam a tapioca e a consomem diariamente. Se você já experimentou, mas tem a curiosidade de saber a receita, confira agora os ingredientes e o modo de preparo.
Ingredientes:
• 1 kg de fécula de mandioca ou polvilho doce
• 2 litros de água
Recheio Coco, Leite Condensado:
• 200 g de leite condensado
• 200 g de coco ralado
Recheio de Banana e Queijo:
• 1 colher (chá) de canela em pó
• ½ xícara (chá) de açúcar
• 1 colher (sopa) de manteiga
• 200 g de queijo coalho fatiado
• 4 bananas-da-terra
Recheio Romeu e Julieta:
• 200 g de goiabada cremosa caseira ou pronta
• 500 g de queijo fresco
Modo de Preparo:
Numa tigela, deixe a fécula de mandioca de molho por 2 horas. Escorra a água e coloque a fécula sobre um pano branco. Deixe secar por 2 horas e, em seguida, passe por uma peneira. Leve ao fogo baixo uma frigideira de ferro ou antiaderente, sem untar. Mantenha a chama baixa. Com uma colher, coloque um pouco de massa na frigideira, alisando para ficar bem macia, por cerca de 3 minutos, ou até a tapioca ficar ¿ligada¿. Repita a operação até terminar a massa. Recheie com Romeu e Julieta ou com outro recheio de sua preferência

2 comentários: