Páginas

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

JURUBEBA É DESCONGESTIONANTE


O nome vem do tupi, jupeba (espinho chato).É um sub -arbusto que habita os campos quentes do Brasil, chega até 3 metros de altura e apresenta caule piloso, folhas caliciformes fendidas e lobadas, revestidas de penugem na parte inferior, apresenta flores lilás, folhas pequenas, esféricas e verdes, sementes marrom-claro e raízes com cascas
rugosas. O fruto é esverdeado e igual a uma baga redonda com muitas sementes.
Habitat: Originária do Brasil, está presente sobretudo no Ceará e em Pernambuco, crescendo normalmente em terrenos arenosos, pastagens, beiras de estradas e terrenos baldios, onde ele cresce e se desenvolve normalmente.
Propriedades químicas: alcalóides - tujona (raízes), solanina (folhas e flores), flavonóides, taninos, esterólicas nitrogenadas, glicoalcalóides (jurubina), óleos essenciais, mucilagens e ácidos orgânicos (ácido clorogênico), saponinas, glicosídeos ( paniculinas A e B).
Propriedades terapêuticas: estomáquica, descongestionante, diurética, colagoga, emenagoga, cicatrizante, afrodisíaca, hepática e antidiabética.
Indicações: Digestivo, tumores do útero e do abdômen, tem resultados com o uso da jurubeba, icterícia e erisipela, afecções no fígado, hepatite, úlceras, feridas e diabetes. É indicada também para casos de impotência sexual.
É excelente contra infecções do estômago, baço e fígado. É conhecido também por seu poder energético e é usado como bebida afrodisíaca. O folclore do Norte e Nordeste do Brasil diz que o homem pode ficar forte como um leão, é por isso que se recomenda o seu uso na impotência sexual.
OBS: O uso profundo (meses) é tóxico devido a presença de alcalóides e esteróides em sua composição.
Modo de usar:
Uso interno: hepatite, icterícia e cistites - chá por efusão: 30 g de folhas verdes em 1/2 litro de água. Tomar durante o dia.
Raízes: chá por decocção - 200 gramas em 1000 ml de água. Como afrodisíaco, o chá é colocado na cachaça.
Uso externo: cicatrizante de feridas, úlceras - Efusão: 1 colher de sopa de folhas ou mais ou menos 5 g, com um copo de água fervente. Fechar e deixar por 10 minutos. Aplicar como cataplasma na área afetada.
Folhas amassadas: mucilagens, aplicar sobre a parte afetada 2 vezes ao dia.
Digestivo: 10 g de raízes picadas. Ferver em 10 ml de água. Coar e misturar com suco de limão. Tomar durante o dia.
Colerético (estimula a produção da bile e melhora a digestão): Colocar 30 frutos e 2 ramos de canela em um litro de vinho (licoroso). Deixar macerado por 10 dias. Tomar 1 cálice por refeições.
OBS: O suco: possui propriedades diuréticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário